quarta-feira, 6 de junho de 2012

Novidade Vibrante



O Segredo da máquina
Para entender o funcionamento do aparelho, é preciso recorrer a aulas de física. Na caixa da plataforma há motores. Ao serem acionados, eles provocam uma vibração. A plataforma sobe e desce, vai para a frente e para trás e de um lado para o outro – tudo isso numa velocidade entre 30 e 50 vezes por segundo! O vaivém é praticamente imperceptível, mas uma coisa é certa: a vibração provoca uma aceleração em todas as direções, o que exige que você faça esforço para manter o corpo em equilíbrio
(por isso, o treinamento vem sendo chamado hoje em dia de acceleration training).

Nada de moleza
Diferentemente do que muita gente pensa, a plataforma vibratória não é uma ginástica para quem não
gosta de fazer ginástica. Não tem essa de ficar paradinha esperando a máquina trepidar. De passivo, esse exercício não tem nada. Pelo contrário: você precisa fazer muita força e focar no músculo que está sendo trabalhado.

O que acontece no seu corpo
É a variação da velocidade que gera um desequilíbrio em quem está em cima do equipamento. A vibração que a placa emite causa um aumento da carga gravitacional. Ou seja: você tem a impressão de que a gravidade aumenta, mas, na verdade, a aceleração da plataforma soma-se à da gravidade e, com isso, há maior recrutamento dos músculos, fazendo com que mais fibras sejam utilizadas em resposta ao estímulo.


Exercícios potentes
Em cima da plataforma, você pode fazer qualquer tipo de movimento, de agachamento a  flexão de braços e abdominais – em pé, sentada ou até deitada. A combinação das contrações com a ginástica feita sobre o aparelho potencializa muito o exercício, produzindo resultados em menos tempo de treino.

Quanto mais vibração, melhor?
Nada disso. Essa teoria de que quanto mais a plataforma vibrar, mais forte você vai ficar não tem fundamento. Se a musculatura for excessivamente estimulada, o organismo pode se proteger e inibir o estímulo ou mesmo fadigar, do mesmo jeito que acontece quando você exagera na carga ou no número de repetições durante uma sessão de musculação.

Confira no post logo abaixo todos os benefícios dessa maravilha.








Nenhum comentário:

Postar um comentário