terça-feira, 25 de dezembro de 2012

De malas prontas!


Para quem deseja eliminar a gordura localizada, flacidez em pernas e braços e ainda deixar o bumbum bem durinho, mas não gosta de ir à academia, uma boa opção é o Sandbag. Ele é um eficiente aparelho de fitness que elimina calorias em curto período.Não existe contraindicação de seu uso, desde que a pessoa esteja apta para a realização de atividades físicas. A vantagem de se exercitar com o Sandbag é a praticidade de realizar as atividades físicas em qualquer lugar, até mesmo de casa, com resultados já no primeiro mês. As calorias eliminadas variam de acordo com o condicionamento físico de cada pessoa. Em um treino avançado com uma bolsa de 20 kg durante 30 minutos, elimina-se 500 calorias.
 
 
 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Treinamento Funcional: Atividade mais completa!


Exercícios de musculação geralmente são localizados, focando a força em um determinado músculo. Já os exercícios do treinamento funcional focam em cadeias musculares, são bem variados e envolvem, além da força, equilíbrio, agilidade, consciência corporal, entre outros fatores. Os exercícios são complexos e exigem consciência corporal. 



No Treino Funcional, movimentos realizados com o corpo suspenso são normalmente divulgados como centrais para a prática. Eles podem ser feitos e fazem parte da proposta, mas existem exercícios mais simples, como agachamentos, entre outros, que geram os resultados esperados. 

Muitos pensam em fazer coisas impossíveis e que os movimentos devem ser difíceis, mas não é esse o objetivo.Isso também não significa que não se deve almejar as posições mais difíceis. Como são exercícios dinâmicos e muitas vezes desafiadores, fazem com que o aluno queira ir cada vez além. É um dos aspectos principais, o aluno querer evoluir cada vez mais no grau de dificuldade.

Além do trabalho global do corpo, o treinamento funcional pede que o aluno aprenda a executar um movimento corretamente, para depois acrescentar a sobrecarga. Por exemplo, num agachamento, a pessoa deve conseguir flexionar os joelhos, mantendo a coluna ereta e, quando realizar a descida com perfeição, poderá contar com auxílio de pesos para potencializar resultados. Na musculação tradicional, existe a ideia de que a conquista da força muscular é que irá corrigir o movimento incorreto, o que pode levar a lesões.  

 
A prática do treinamento funcional, em geral, não irá resultar em um abdômen sarado. O principal objetivo é o de melhorar os movimentos do corpo de maneira geral. Portanto, a maioria dos alunos opta por um trabalho conjugado, misturando o treino funcional com a musculação ou outras modalidades. Se o treino funcional for intenso, ajuda no emagrecimento, mas se a ideia for focar em alguma área específica, como ganhar massa nos braços ou glúteos, precisa completar com outras atividades. 

domingo, 9 de dezembro de 2012

O segredo do corpo de Nanda Costa


O verão está quase pintando na área e você ainda está fora de forma? Como faz para colocar aquele biquíni de arrasar quarteirão? Se a desculpa é aquela de sempre, falta de tempo para praticar exercícios, você pode ir tirando esse corpo do sofá, porque as suas desculpas (esfarradas) acabaram! A prova viva disso é a gata da Nanda Costa, que adotou um método caseiro para deixar suas curvas impecáveis. E o que é o corpão de Morena, personagem vivida pela atriz em Salve Jorge, não é mesmo?
Então, chega de preguiça! O personal trainer da atriz, Cláudio Baiano, chama esse tipo de exercício de “treinamento funcional”. É tudo muito simples: basta ter foco e força de vontade, pois qualquer pessoa está habilitada a fazer e, além de tudo, tem como função a prevenção de lesões. “Este treinamento proporciona ganho de força e massa muscular, e perda de peso”, ressaltou Baiano.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Crianças e o Treinamento Funcional


O Treinamento Funcional tem como princípio preparar o corpo de maneira segura e eficiente podendo ser utilizado por qualquer individuo; independente de sexo, idade ou nível de condicionamento físico, visando o corpo como o centro de força e as capacidades físicas básicas (Coordenação; Equilíbrio; Resistência, Flexibilidade e Força). Não é tão simples elaborar um programa de atividades físicas para crianças. O organismo é muito complexo e difere em muitos aspectos físicos de um adulto. É necessário elaborar uma atividade que contemple habilidade, divertimento e desafio, promovendo exercícios (e/ou jogos) que respeitem a maturidade de movimento, preconizando o cooperativismo e o companheirismo.
Para obter bons resultados é necessário que os programas sejam bem elaborados e competentemente supervisionados.

Desta forma, o treinamento funcional auxilia na melhora das capacidades informacionais (diferenciação, ritimização, ligação, inversão, reação, orientação e equilíbrio), da coordenação motora, aumento ou manutenção da flexibilidade, da força muscular e a capacidade funcional. Além disso, ajuda a aumentar a propriocepção, consequentemente favorece a redução de lesões e danos de sustentação e do crescimento, proporcionando um melhor controle postural na infância e, posteriormente, na vida adulta. Se pensarmos em atletas, a formação se inicia cada vez mais cedo e os princípios do treinamento funcional são fundamentais para potencializar o seu desenvolvimento e a sua performance .