sábado, 30 de junho de 2012

Boas vibrações na academia

O número de academias e estúdios cresce paradoxalmente à quantidade de pessoas acima do peso ou em busca do corpo perfeito. Há uma batalha entre a modernidade do controle remoto e do fast food e o estilo contemporâneo que deseja aliar saúde e beleza. A crença na eliminação do sobrepeso e da gordura localizada sem esforço é infundada. Antes de qualquer coisa, é preciso adaptar a ingestão calórica aos parâmetros nutricionais adequados e fazer um check up para verificar se a saúde está em dia para a atividade física. A partir daí, o recomendado é apostar nos exercícios aeróbicos associados a exercícios de força. O acerto fica por conta da escolha de atividades que atinjam os interesses e gostos do praticante, sempre com a orientação de um profissional.

Muitas das formas de se trabalhar os grupamentos musculares já são conhecidas do grande público, mas há outras possibilidades ainda não tão populares quanto a musculação, a corrida e o spinning. 

Com investimento em pesquisas, descobriu-se que as plataformas vibratórias ofereciam benefícios mais abrangentes do que os percebidos inicialmente. Estudos preliminares apontam que esse tipo de treinamento combate quadros de osteoporose e melhoram a produção de hormônios, como o do crescimento, da serotonina e da testosterona, fora a diminuição do hormônio medidor de estresse, o cortisol. Do ponto de vista estético, a vibração atinge rápidos resultados na drenagem linfática, ao aumentar a circulação sanguínea e remover os fluidos indesejáveis que se instalam em nosso organismo, promovendo também um excelente relaxamento muscular. O esforço empregado nos exercícios com aceleração não é pouco, mas o resultado agrada os mais exigentes. Aliada à vontade e ao empenho em mudar de vida, a vibração indica o caminho mais curto e completo para quem deseja modelar o corpo sem descuidar da saúde.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Estique para enxugar as gordurinhas


O elástico usado no Treinamento Funcional faz as vezes de halteres e caneleiras e pede mais concentração durante os exercícios. A borracha cria resistência tanto na fase concêntrica (contração do músculo) como na excêntrica (relaxamento) do movimento, pois você tem que controlá-la para não escapar. Mais: a fim de manter o equilíbrio e não deixar o corpo oscilar, nos exercícios em pé ou deitada, a região do core (abdômen) tem que estar ativado o tempo todo. A ideia de malhar sem descanso entre os movimentos , é conhecida como circuito, vai incrementar o trabalho aeróbico e aumentar o gasto de calorias.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Treine com Vibração

 
Sucesso nos Estados Unidos e na Europa, o treinamento vibratório está se popularizando cada vez mais entre os brasileiros. Algumas das funções comprovadas cientificamente são enrijecimento de músculos, aumento do rendimento físico, redução da celulite, combate da osteoporose e do reumatismo, aumento da produção hormonal; auxílio no emagrecimento.

Exercícios com vibração e treinamento desportivo, a principal vantagem em relação aos exercícios aeróbicos comuns é que os resultados são mais completos. A vibração estimula a resposta do corpo às transmissões de ondas de energia, produzindo de 30 a 60 contrações musculares por segundo e otimiza os resultados de exercícios aeróbicos. 

sábado, 9 de junho de 2012

Crianças cheinhas. Nada fofinhas!!!


A obesidade infantil é uma doença de consequências graves que se instala em múltiplos órgãos. Excesso de gordura corpórea na infância é causa de diabetes, hipertensão, elevação dos níveis de colesterol e triglicérides, tendência à coagulação acelerada do sangue, alterações na parede interna dos vasos e maior produção de insulina. Além da genética, fatores pré-natais, como a obesidade materna e o excesso de alimentos consumidos durante a gravidez, aumentam o risco de obesidade do filho. Do mesmo modo, fatores ambientais predispõem ao ganho de peso excessivo depois do nascimento.

A falta de atividade física da criança urbana de hoje é considerada pelos especialistas uma das principais causas da epidemia de obesidade infantil que se dissemina em diversos países, inclusive no nosso. Estudos comprovam que crianças mais ativas são mais magras do que aquelas que se movimentam pouco. O número de horas que a criança passa diante da TV, entretida com programas infantis ou videogames, está diretamente ligado ao aumento de peso. Os autores concluíram que a TV aumenta o risco de obesidade não só por desviar a criança das atividades físicas, mas por induzir à ingestão de alimentos altamente calóricos.

A prevenção à obesidade é de extrema importância para o desenvolvimento da criança. Chegar à vida adulta com excesso de gordura no corpo, além de aumentar o risco de várias doenças, dá início a uma batalha sem fim contra a balança.


sexta-feira, 8 de junho de 2012

Sua forma de volta, já!

A funcionalidade está presente em todos os momentos da evolução humana. O homem sempre precisou desempenhar com eficiência as tarefas do dia-a-dia, garantindo assim a sobrevivência em situações extremamente adversas.

Com a evolução tecnológica, a facilidade e o conforto para a realização de ações que antes eram essencialmente físicas tornaram o homem menos funcional.

O Treinamento Funcional  tem como objetivo resgatar, através de um programa de treinamento individualizado e exclusivo, a funcionalidade do homem moderno, independente do nível de condições físicas que ele desempenha.

São usados para este programa, exercícios que se relacionam com a atividade específica do indivíduo, transferindo seus ganhos de forma efetiva ao seu dia-a-dia. O Treinamento Funcional torna a performance (fator restrito até então a preparação física de atletas) acessível a qualquer indivíduo. Qualidades como força, velocidade, equilíbrio, coordenação, flexibilidade e resistência são integradas de forma a proporcionar ganhos significativos de performance para a atividade específica.

O Treinamento Funcional se adapta a qualquer programa e objetivo. A questão estética que até então era considerada importante, passa a ser vista como conseqüência do treinamento e não como objetivo.

A diferença do Treinamento Funcional de resultados em comparação a qualquer outro treinamento é que ele não só treina os músculos e sim os movimentos multi-articulares e multi-planares com o envolvimento da propriocepção e pliometria.



quinta-feira, 7 de junho de 2012

Treinamento Funcional para Crianças = Diversão =D

Treino Eficiente

 
Parece simples: movimentos que exercitam os músculos que normalmente precisamos no dia-a-dia mas que são pouco trabalhados nas atividades físicas convencionais. Um treinamento que tem como princípio preparar o organismo de maneira integral e segura, ou seja, trabalha os músculos paravertebrais, glúteos e abdômen sem o risco de lesões.

O treinamento funcional é uma febre nos Estados Unidos, mas apesar de ter chegado ao Brasil em 2001, ainda não é muito popular nas academias por aqui, o que certamente é uma injustiça. Como os exercícios são feitos em cima de bases instáveis como bolas, pranchas e bastões, eles acabam tornam-se menos monótonos e mais eficientes, apresentando resultados em menos tempo. 75-3626-2002, agende uma aula GRÁTIS.


 

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Plataforma vibratória: funciona?

Madonna já experimentou esta máquina e amou. Juliana Paes, Carol Castro, Angélica e Ivete Sangalo também. Aqui você vai descobrir por que as celebridades e tantas outras mulheres estão recorrendo a este equipamento para desenhar as curvas e firmar o corpo.

 

Elas chegaram ao Brasil há nove anos, mas só agora, depois de tantas famosas colocarem esses aparelhos na rotina de treino, é que as plataformas vibratórias entraram de vez para o mundo fitness. Quando desembarcaram aqui, ninguém conhecia a proposta dessas máquinas. As plataformas vibratórias são famosas por fortalecer a musculatura em treinos curtos e sem pesos. 
É bom deixar bem claro que nem só de plataforma vibratória vive um corpo perfeito. A gente sabe, por exemplo, que Madonna é dedicadíssima aos exercícios e também pratica ioga, musculação, dança... O método deve ser encarado como um treinamento complementar.
Entenda como funciona a  Plataforma Vibratória no post logo abaixo.

Fonte: http://boaforma.abril.com.br

Novidade Vibrante



O Segredo da máquina
Para entender o funcionamento do aparelho, é preciso recorrer a aulas de física. Na caixa da plataforma há motores. Ao serem acionados, eles provocam uma vibração. A plataforma sobe e desce, vai para a frente e para trás e de um lado para o outro – tudo isso numa velocidade entre 30 e 50 vezes por segundo! O vaivém é praticamente imperceptível, mas uma coisa é certa: a vibração provoca uma aceleração em todas as direções, o que exige que você faça esforço para manter o corpo em equilíbrio
(por isso, o treinamento vem sendo chamado hoje em dia de acceleration training).

Nada de moleza
Diferentemente do que muita gente pensa, a plataforma vibratória não é uma ginástica para quem não
gosta de fazer ginástica. Não tem essa de ficar paradinha esperando a máquina trepidar. De passivo, esse exercício não tem nada. Pelo contrário: você precisa fazer muita força e focar no músculo que está sendo trabalhado.

O que acontece no seu corpo
É a variação da velocidade que gera um desequilíbrio em quem está em cima do equipamento. A vibração que a placa emite causa um aumento da carga gravitacional. Ou seja: você tem a impressão de que a gravidade aumenta, mas, na verdade, a aceleração da plataforma soma-se à da gravidade e, com isso, há maior recrutamento dos músculos, fazendo com que mais fibras sejam utilizadas em resposta ao estímulo.


Exercícios potentes
Em cima da plataforma, você pode fazer qualquer tipo de movimento, de agachamento a  flexão de braços e abdominais – em pé, sentada ou até deitada. A combinação das contrações com a ginástica feita sobre o aparelho potencializa muito o exercício, produzindo resultados em menos tempo de treino.

Quanto mais vibração, melhor?
Nada disso. Essa teoria de que quanto mais a plataforma vibrar, mais forte você vai ficar não tem fundamento. Se a musculatura for excessivamente estimulada, o organismo pode se proteger e inibir o estímulo ou mesmo fadigar, do mesmo jeito que acontece quando você exagera na carga ou no número de repetições durante uma sessão de musculação.

Confira no post logo abaixo todos os benefícios dessa maravilha.








Vantagens Vibrantes



Treino econômico
Uma das vantagens mais sedutoras de fazer exercício na plataforma vibratória é a economia de tempo. Segundo especialistas, em meia hora você consegue trabalhar o corpo todo – o equivalente a uma hora de malhação tradicional – e detonar cerca de 400 calorias. E não adianta ficar mais tempo, pois cada grupo muscular pode receber, no máximo, seis minutos de estímulo. Se ultrapassar esse período, há o risco de causar fadiga. Já a frequência ideal é três vezes por semana – uma ótima opção para quem tem agenda cheia e pouco tempo disponível para malhar.

Força máxima, músculos definidos
Um estudo da Universidade de Leuven, na Bélgica, realizou uma comparação de ganho de força muscular em um grupo de mulheres de 20 a 24 anos – metade treinou em plataforma vibratória e a
outra metade fez sessões convencionais de musculação. Os resultados revelaram que as que utilizaram a plataforma tiveram um ganho de 16,6% no aumento da força nas pernas em 12 semanas
de treino – diante de 14,4% das que seguiram o treino tradicional.

Flexibilidade nota 1000
Pesquisas apontam que fazer um exercício de alongamento em cima da plataforma melhora a flexibilidade tanto logo após a vibração como ao longo dos meses. A vibração, ao provocar uma elevação da temperatura corporal, reduz a resistência muscular ao estiramento, deixando os músculos mais flexíveis.

Ossos saudáveis
Combater a osteoporose é um dos benefícios mais divulgados pela ciência quando o assunto é plataforma vibratória. Outro estudo da Universidade de Leuven feito com mulheres que sofriam com osteoporose demonstrou que elas não somente obtiveram um ganho de 16% de força mas também um aumento de 1% de densidade óssea durante os seis meses em que treinaram com o equipamento. A ação da gravidade cria um esforço compressivo no tecido ósseo. Essa compressão, quando em alta frequência, pode realmente provocar ganho de massa.

Barriga chapada
Pesquisas sobre obesidade já mostraram que as plataformas vibratórias funcionam bem comparadas a outros métodos de ginástica para perder peso – e um trabalho chama a atenção. Apresentado no 17º Congresso Europeu de Obesidade, no ano passado, o experimento revelou que as plataformas, associadas a uma dieta controlada, contribuem para a redução da gordura visceral, aquela camada adiposa que se acumula no abdômen e é bem difícil de ser reduzida. Os pesquisadores analisaram
por seis meses um grupo de mulheres – as que fizeram dieta e ginástica perderam 7% do peso inicial e 17,6 centímetros de gordura visceral diante de 11% e 47,8 respectivamente das que se exercitaram na plataforma. Incrível, não?

Obesidade - Treinamento Funcional

Treinamento Funcional, aliado a uma boa alimentação,  é capaz de produzir efeitos benéficos para quem busca emagrecer de forma segura e saudável. Vale a pena conferir esse vídeo.




Funcional, funciona mesmo!!!


O Treinamento Funcional utiliza materiais e técnicas que estimulam não só o fortalecimento de músculos, mas principalmente a funcionalidade dos movimentos. Isso significa que o aumento da força deve vir acompanhado de refinamento neural — a força tem de ser realizada de forma coordenada, com equilíbrio e velocidade, tudo isso da forma mais parecida possível com os movimentos exigidos pela modalidade esportiva praticada.
O Treinamento Funcional, além da possibilidade de trazer ganhos mais específicos, oferece uma variação grande de exercícios, tornando o treinamento de força bastante estimulante. Aliás, esse tipo de treinamento é uma ferramenta bastante universal, pois auxilia tanto pessoas que se lesionaram e passam por processo de reabilitação, quanto atletas das mais variadas modalidades e idosos. Por outro lado, o Treinamento Funcional exige a supervisão constante de um profissional e, em alguns casos, o uso de alguns materiais específicos. Venha conhecer nossa equipe. 3626-2002