sábado, 4 de agosto de 2012

Especial Lutas - Judô

Ampliar o horizonte é uma intenção que pode ser bem aplicada à preparação física no judô brasileiro. Com o objetivo de dar mais consciência corporal aos atletas, o treinamento funcional se apresenta com o reforço de uma sequência de exercícios que faz com o que os judocas exercitem muito além dos grupos musculares. São exercícios presentes na luta e na modalidade com foco no movimento. Isso porque, no judô, não adianta ser forte e não controlar o movimento. 
O treinamento funcional,  prepara o organismo de maneira integral, segura e eficiente, através do centro corporal. A carga de força está no abdômen, que é o nosso centro de gravidade. Se econseguimos gerar força aqui, manteremos equilibrio para mandar a força para os braços e as pernas. A função primária é a rotação, e se eu tenho a rotação equilibrada, terei potência para dar o soco, chute, me deslocar. 
  É um resultado surpreendente porque podemos ver que eles estão pensando, e que o movimento está muito mais inteligente. Muitos atletas não tinham a menor noção do corpo, e esse é o melhor dos resultados: a consciência corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário