quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Bom acompanhamento. Bons resultados.

O treinamento funcional vem sendo citado como mais eficaz tanto para melhorar o rendimento (atletas), como para diminuir o risco de lesões (adultos e idosos), pois melhora consideravelmente a sua Capacidade funcional, que é a habilidade para realizar as atividades normais da vida diária com eficiência, autonomia e independência. 

Esse é um método de treinamento de força que se baseia no princípio da instabilidade mecânica para gerar estímulo sensório-motor através do CORE (centro de força do corpo: abdômen - lombar), que possui importante função na manutenção da postura e prevenção de lombalgia. Por exemplo, um agachamento feito no solo exige apenas força para superar a resistência oferecida pela carga a ser levantada e a força da gravidade. Agora imagine o mesmo exercício executado em uma cama elástica, mole e instável? Acrescenta-se ao mesmo exercício instabilidade, o que recruta mais fibras musculares e de forma mais global e intensa, aumentando a dificuldade do exercício e conseqüentemente o gasto calórico.  

O treinamento funcional exige a supervisão direta de um profissional especializado, principalmente o aluno iniciante, pelo risco de quedas e lesões pela má execução dos movimentos. As pesquisas indicam o treinamento funcional para a reabilitação de atletas lesionados, programas de atividade física para a terceira idade, para a prevenção de lesões em indivíduos ativos, para crianças e para pessoas que buscam emagrecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário