quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Crianças Gordinhas = Adultos Obesos
Como todos sabem, o excesso de peso em qualquer idade pode provocar diversos problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e outras doenças crônicas. Portanto, é preciso ter uma atenção especial com a alimentação desde a infância, pois há um risco grande de uma criança obesa se tornar um adulto obeso. Estudos científicos comprovam essa afirmação. Veja:
15% aos 2 anos;
35% aos 5 anos;
50% aos 7 anos;
80% aos 10 anos.

As mamães devem ficar atentas, criança gordinha não é sinônimo de saúde. O acompanhamento dos pais é essencial, assim como o incentivo aos hábitos saudáveis e a prática de exercícios físicos.

Cuide do seu filhote e garanta um futuro saudável a ele!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Benefícios do Treinamento Funcional



Benefícios do Treinamento Funcional.




O programa de exercícios funcionais traz vários benefícios tanto ao corpo como também à mente. Pensando nisso, elucidamos alguns dos muitos benefícios do método:

•Desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal;
• Melhoria da postura;
• Melhoria do equilíbrio muscular;
• Diminuição da incidência de lesão;
• Melhora do desempenho atlético;
• Estabilidade articular, principalmente da coluna vertebral;
• Aumento da eficiência dos movimentos;
• Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
• Melhora da força, coordenação motora;
• Melhora da resistência central (cardiovascular) e periférica (muscular);
• Melhora da lateralidade corporal;
• Melhora da flexibilidade e propriocepçao;
• Dentre outras qualidades necessárias e indispensáveis para a eficiência diária e esportiva.

Vale a pena lembrar que uma avaliação prévia deve ser realizada para que se possam saber quais destas qualidades e quais os padrões de movimentos necessitarão de mais atenção na prescrição dos programas de exercícios, e assim, serem estimuladas corretamente.


segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Por dentro do  Treinamento Funcional 




O Treinamento Funcional vem sendo difundido no Brasil e ganhando inúmeros praticantes. Ele tem como princípio preparar o organismo de maneira íntegra, segura e eficiente através do centro corporal, chamado nesse método por CORE. O treinamento torna a performance objetiva, até então restrita aos atletas, acessível a todos. Todas as capacidades físicas - equilíbrio, força, velocidade, coordenação, flexibilidade e resistência - são trabalhadas de forma integrada por meio de movimentos multi-articulares e multi-planares e do envolvimento da propriocepção. Esse conjunto faz parte do conteúdo das atividades com exercícios pliométricos, de equilíbrio, resistidos e isométricos.
Durante o treino funcional, é preciso movimentar o corpo inteiro. São utilizados materiais próprios, diferentes da musculação tradicional, o que torna o treino desafiante emais atraente e divertido. Deve ter um propósito bem definido e gerar resultados que sejam estéticos, de performance, saúde e de atitude. Todos esses resultados serão utilizados como ferramentas para o indivíduo exercer suas diversas funções nos variados contextos e âmbitos da vida.
Tudo que se vê neste treinamento é a utilização dos padrões fundamentais do movimento humano como empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, saltar, envolvendo a integração do corpo todo para gerar um gesto motor específico em diferentes planos de movimento. Essa visão abrangente permite que o Treinamento Funcional atinja o objetivo de controlar o sistema músculo-esquelético sem abrir mão do aperfeiçoamento do sistema sensório-motor e proprioceptivo, geralmente esquecido pelos treinamentos convencionais. A postura corporal também é bem trabalhada, pois é controlada diretamente através destes órgãos sensitivos, que têm entre suas principais funções, a regulação do equilíbrio e a orientação do corpo no ambiente.

Os exercícios podem ser realizados com o peso do próprio corpo, cabos, elásticos, pesos livres, base de suporte instável e reduzida, medicine balls e bolas suíças, trazendo benefícios mais significativos à capacidade funcional do corpo. São exercícios motivacionais e desafiadores, onde o indivíduo,acompanhado de um instrutor graduado e especializado, poderá ir aumentando a intensidade e complexidade das tarefas de acordo com seus objetivos e necessidades (esporte, reabilitação de lesão, cotidiano, estética). Por isso o treinamento deve ser prescrito individualmente. Como se pode perceber, é um exercício completo que vai além da estética e ajuda a melhorar a vida do praticante por completo.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Exercícios Integrados: VIVA o movimento 

Exercícios integrados são aqueles que trabalham diversas partes do corpo ao mesmo tempo. No Treinamento Funcional a maioria dos exercícios são integrados, porém alguns são mais perceptíveis do que outros.
Esses exercícios nos trazem uma gama de benefícios à condição física e à estrutra do corpo, tornando-o mais forte de um ponto de vista global. Mas devem ser encaixados de forma criteriosa e organizada nos programas de treinamento.
Todos os indivíduos que praticam o Treinamento Funcional executam exercícios integrados constantemente, e têm um potencial de geração de força, consciência corporal, sincronismo muscular e coordenação motora bem desenvolvidos. E todos eles percebem as melhoras dessas capacidades físicas nas suas funções diárias, desde à dona-de-casa ao atleta de alto rendimento.




As sessões de treino onde se realizam exercícios integrados são mais dinâmicas, gastam mais calorias e deixam o corpo mais inteligente. Fazem uma grande quantidade de músculos trabalharem de forma sinérgica para que o movimento seja executado de forma correta, ou seja, é realmente um trabalho em equipe onde todos trabalham para o mesmo fim.
Nosso corpo, nossas funções fisiológicas trabalham o tempo todo de forma sincronizada, integrada. Portanto, vamos treinar movimentos e não somente músculos.